Os alunos do 5.º C não tiveram mãos a medir
quando a professora de Matemática lhes pediu para medirem o perímetro de uma
tampa circular e o seu diâmetro… Mediram e relacionaram a medida do perímetro
com a medida do diâmetro. Excelente! Mas o trabalho continuou quando a
professora os desafiou a proceder do mesmo modo com outros objetos circulares
que tivessem em sua posse. Os alunos mediram moedas, estojos, garrafas de água,
iogurtes líquidos,… E chegaram a uma conclusão surpreendente: o quociente entre
a medida do perímetro e a medida do respetivo diâmetro é sempre um valor muito
próximo de 3, é 3 vírgula qualquer coisinha… Boa!!! É isso mesmo, é
aproximadamente 3,14 e este número recebe o nome de uma letra do alfabeto grego,
o ᴫ.
Depois das diferentes
experiências puderam ainda visualizar um applet
que apresenta precisamente a relação entre a medida do perímetro e a medida do
diâmetro de um círculo.
Bom
trabalho 5.º C!
Sandra Marques
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